Data:17/05/2016

Informe - 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alvorada

A 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alvorada, que ocorreu nesta terça-feira (17), a partir das 17h, sob a presidência do vereador Gerson Luís (PTB), teve início com a leitura do Expediente, a apreciação e votação de ata da sessão anterior, foram lidos os ofícios recebidos por esta Casa Legislativa e posteriormente não havendo projetos de lei em pauta para apreciação e votação na Ordem do Dia, o presidente deu continuidade a sessão passando a palavra aos demais colegas vereadores tratarem de assuntos de sua livre escolha.

Encaminhamentos - Expediente

Vereador Jackson do Hospital (PMDB)
Atendendo a solicitação da comunidade, o vereador Jackson do Hospital solicitou mediante ofício à Secretaria Municipal de Obras e Viação - SMOV providências para realização de patrolamento e saibramento nas Ruas Iraildes Casa Grande, e Rua Guaíba, ambas localizadas no Bairro Formosa.
Também encaminhados pelo vereador à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SMSU pedidos para realização de troca de lâmpadas queimadas, nas seguintes localidades:
Rua Iguaçú, em frente ao número 555 e 551 no Bairro Umbú
Rua 40, em frente ao número 108, no Bairro Jardim Algarve
Rua Zero Hora, em frente ao número 540, no Bairro Jardim Algarve
Rua Arthur Garcia, em frente ao número 31, no Bairro Bela Vista
Rua Guaíba, em frente aos números 133, 151, 165 e 197, no Bairro Formosa
Estrada Frederico Dhil, em frente aos números 2600, 2444, 2483, 2471 e 2462, no Bairro Jardim Aparecida

Vereador Júlio Bala (PMDB)
O vereador Júlio Bala, através de ofício requereu da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SMSU pedido de poda dos galhos de uma árvore que se encontra na Travessa Amazonas, em frente ao número 81, no Bairro Passo do Feijó. Segundo Bala, os galhos estão encostando nos fios da rede elétrica, que ao ventar se encostam criando faíscas. O vereador Júlio ainda informa que no local também existe lâmpada queimada, mas que só poderá ser trocada após poda de providência da SMSU. Também foram requeridas pelo vereador a troca de lâmpadas queimadas, nas seguintes localidades:
Rua Vinte e Três de Dezembro, em frente aos números 353, 243, 123 e 94, no Bairro Campos Verdes
Rua Dr. João Inácio, em frente ao número 741, no Bairro Sumaré
Rua Brasil, em frente ao número 62, no Bairro Germânia
Também foi realizado pelo vereador à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SMSU

Após a leitura dos ofícios expedidos por esta Casa Legislativa ao utivo Municipal, não havendo em pauta nenhum Projeto de Lei para apreciação e votação, deu-se início os assuntos gerais.

Assuntos Gerais - Tribuna

Vereador Cristiano Schumacher (PT)
Schumacher ao assumir a tribuna destacou o convite à todos participarem amanhã, 18 de Maio, a partir das 18h, da Audiência Pública sobre a Municipalização da Segurança, que será realizada na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, ressaltando a importância do debate para colaboração de ideias e melhorias para área no Município de Alvorada.

O vereador petista ainda citou o exemplo do trabalho de uma Guarda Municipal atuante, com investimento em estratégia de prevenção, combate e investigação, que conta ainda com câmeras de monitoramento, como acontece no Município de Canoas, onde efetivamente se consegue diminuir assaltos, assassinatos e latrocínios.

Cristiano Schumacher sugeriu à Câmara priorizar, ainda nesse mês, maiores debates sobre uma Guarda Municipal armada, e que a Prefeitura não pode e nem deve se omitir em ações que busquem também baixar os altos índices de violência na Cidade.

Para termos uma Guarda Municipal atuante e efetiva em Alvorada é preciso dar melhor condições de trabalho à categoria, buscando principalmente somar o trabalho da Guarda Municipal, as atividades do Estado e Governo Federal, e deste modo contribuir com a segurança da comunidade, encerrou Schumacher.

Vereadora Irmã Sara (PMDB)
Irmã Sara discorreu sobre a falta de comunicação entre Legislativo e Executivo desde o início do mandato em 2012. A vereadora exemplificou com problema atual enfrentado pela Câmara, que recebeu em sua pauta de votações na sessão anterior, o PL 024/2016 do Executivo, sem tempo para análise e apreciação, sem consulta e diálogo com interessados - Sima e Funsema.

Uma reunião de iniciativa do Legislativo, realizada ontem a tarde, com Sima Funsema e Prefeitura começou o debate, mas não chegaram a um denominador comum. O Legislativo aguarda o próximo encontro onde Prefeitura, Funsema e Sima trarão seus apontamentos para expor aos vereadores e finalmente esclarecer a finalidade e preposição do projeto em questão para encaminhamento e votação, reforçou Sara.

Vereadora Nadir Machado (PTB)
Na continuidade do assunto que envolve o tema segurança pública, a vereadora Nadir Machado ressaltou a importância de um trabalho integrado entre Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar para solução dos problemas de segurança enfrentados no Município.

Quem perde é o povo, o município de Alvorada. Não podemos fazer a política do quanto pior melhor. Nós enquanto sociedade e legisladores, nós os políticos temos a obrigação de ajudar a administrar o Município, de integrar ações pela melhoria da Cidade, concluiu Nadir a sua fala.

Vereador Vânio Presa
Vânio Presa trouxe a tribuna explanação que o bom da política é ela ser dinâmica, o vereador elucidou que: O que nos serve hoje, talvez não nos sirva amanhã, mas a política nos dá a chance de corrigir os equívocos da nossa vida pública e isso é o melhor e mais importante.

O vereador peemedebista falou sobre a problemática enfrentada pelo Prefeito Sérgio Bertoldi (PT), que tem encontrado muitas dificuldades para governar o Município: Hoje tem que ser corajoso para governar Alvorada, porque mal dá para pagar o salário do funcionalismo. Se não houver essa união em prol do Município, as perspectivas para 2017 é só piorar, refletiu.

Sobre a falta de diálogo entre Executivo e Legislativo destacou: Equipe do prefeito Serginho, muitos projetos encaminhados pelo Executivo para apreciação não foram passados pelo Sima e Funsema, como também falaram outros colegas vereadores, assim fica difícil entender as boas intenções do Governo. Uma coisa é o que prefeito fala e outra o que o secretariado faz. Projetos colocados em pauta para votação, informando consenso com Sindicato, mas que na verdade não há, nos deixa desconfortável em frente aos servidores públicos, concluiu.

Vereador Appolo (PMDB)
O vereador Appolo ao fazer uso da palavra informou que o PMDB não votará projeto algum sem consulta do Sima, e ainda ressaltou que o seu partido não participou em nenhum momento da administração atual e que o prefeito está mal assessorado.

Não temos nada ligado ao governo Serginho, ele está mal assessorado. As fontes de recursos para os municípios secaram. Não é porque o prefeito não quer fazer. O Estado também vem parcelando salários e está com dificuldades. Mas a grande questão é a gestão, como vem sendo feito o enfrentamento dessa nova realidade que é nacional. Não é um partido, uma pessoa que resolverá nossos problemas e sim uma boa composição de grupo, enfatizou Appolo.

Encerramento
Após os vereadores discorrerem sobre assuntos gerais na tribuna, o vereador e presidente Gerson Luís (PTB) deu por encerrada a presente sessão ordinária. Além do presidente, estiveram presentes o vereador e vice-presidente Júlio Bala (PMDB), o vereador e secretário Jackson do Hospital (PMDB), a vereadora Irmã Sara (PMDB), o vereador Appolo (PMDB), o vereador Vânio Presa (PMDB), o vereador Schumacher (PT), o vereador Juliano Marinho (PT), o vereador Marcus Thiago (PT), a vereadora Nadir Machado (PTB), o vereador Preto (PDT), o vereador V Slayfer (PDT), o vereador Zézo (PDT), e o vereador Reginaldo Rocha (PSB).

Texto: Aminie Pinheiro Jardim - MTE 15673
Edição: Aminie Pinheiro Jardim - MTE 15673
Foto: Aminie Pinheiro Jardim - MTE 15673


  • D Facebook
  • a Links Úteis
  • q Telefones Úteis
  • i Acesso a Informação
  • b Fale Conosco
  • L Intra Câmara
  • Y Contra Cheque