COMISSÃO DE SAÚDE VISITA

POSTOS DE SAÚDE FECHADOS

Alvorada, 12 de Dezembro de 2018.

Visita da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores na UBS São Francisco no dia 16 de março de 2018. Constatamos um posto totalmente sucateado, vidros quebrados, arrombamento, sinais de prostituição e uso de drogas, em todos os recintos.

Foram solicitadas providências urgentes aos órgãos responsáveis. Sabendo dos fatos, a imprensa se manifestou de forma contundente. Devido a grande repercussão, a SMS resolveu iniciar o cercamento da unidade, além de vigilância noturna, e inicio das obras de reparação da UBS São Francisco.

As UBS Nova Alvorada e Porto Verde estão há mais de 3 anos concluídas, mas, por não estarem funcionando, há um alto risco de invasão e depredação. Cabe à comunidade pressionar a SMS e órgãos competentes a fim de abrir os postos (UBS São Francisco, Nova Alvorada e Porto Verde) para benefício da população.

Temos a convicção de que, para o Sistema de Saúde Municipal funcionar a pleno vapor, devemos ter UBSs em todos os bairros, atendendo a população em sua plenitude. Desta forma, 80% das doenças seriam resolvidas em âmbito familiar, perto das residências. O restante seria canalizado para uma UPA 24h, que Alvorada não tem. O Pam-8 seria responsável pelas especialidades, programas e população no seu entorno. Ao Hospital de Alvorada restariam os atendimentos dos casos mais graves e internações.