PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

VISTORIA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Alvorada, 08 de Janeiro de 2019.

Vistoria ocorreu após reclamação dos moradores a cerca do mau cheiro e gosto ruim da água no final de semana

Na tarde desta terça-feira, 08/01, o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Juliano Marinho realizou uma visita técnica a Estação de Tratamento de água da Corsan. Na oportunidade, o parlamentar foi recebido pela química responsável da unidade, Luana Luz e pelo técnico químico, Carlos Jung que o levou para conhecer o processo de captação, tratamento, reservação e distribuição de água na cidade.

A visita foi uma solicitação do Vereador Juliano em vista dos constantes casos de reclamação quanto ao forte cheiro e gosto da água. Segundo Jung, "o motivo da população sentir diferença na água, é uma maior concentração de cloro, isso acontece pela baixa do Rio Gravataí que hoje está com 1m58cm, quando o indicado é cerca de 2m20 de profundidade".

Além do mais, a equipe química da Corsan apresentou relatórios de acompanhamento da água desde a sua captação até sua distribuição e garantiu que, independente do gosto e do cheiro, a agua não perde sua potabilidade, "no sábado, quando ocorreu o pico de maior utilização de cloro, a agua estava com PH 6,1, quando o recomendado é PH entre 6 e 9,5. E, no banho é quando a população mais vai sentir a acidez da água, porque o chuveiro esquenta a água e dilui mais o cloro", reiterou Carlos Jung.

A estação de tratamento de água de Alvorada atualmente bombeia 1.445m³ de água por segundo, 120 mil m³ por dia e 3,5 milhões m³ por mês. Além do mais no último dia 13 de dezembro a companhia recebeu o selo de qualidade do Inmetro ISO 9001, atestando e assegurando a qualidade da água.