COM PRESENÇA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

VEREADORES DISCUTEM DÉFICIT DE VAGAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alvorada, 26 de Março de 2019.

A câmara de vereadores recebeu na tarde desta terça-feira, 26, a Secretária de Educação Viviane Dutra e a diretora de Educação Infantil no município. Na oportunidade, os parlamentares buscaram esclarecimentos sobre o déficit nas vagas ofertadas pelo município para crianças de 0 a 3 anos.

O último levantamento da Secretaria de Educação apontou que cerca de 1.200 crianças com menos de 4 anos aguardam por uma vaga na rede municipal. E, atualmente 441 crianças são atendidas nas escolas de educação infantil públicas e conveniadas.

A secretária Viviane, reiterou vontade do governo municipal em universalizar esse atendimento, mas deixou claro os diversos entraves principalmente estruturais e financeiros que o município enfrenta, “ embora evoluindo, ainda estamos com um atendimento insuficiente. Fazem cerca de 4 meses que inauguramos uma escola de educação infantil, então aos poucos estamos tentando atingir o objetivo de 50% da meta estabelecida pelo Plano Municipal de Educação e que deve ser universalidade até 2024”.

O vereador Airton Pacheco pontuou a urgência de ações objetivas para resolver esse grave problema, “diariamente chegam muitas demandas a nós legisladores sobre a falta de abrangência por parte do município a essas crianças. Precisamos encontrar uma solução rápida”.

O Presidente da Casa, vereador Juliano, deixou claro que a Câmara vai acompanhar esse debate de perto, exigir e propor soluções para aumentar a oferta de vagas para que as crianças não fiquem desassistidas.

Participaram da reunião os vereadores Airton Pacheco, vereador Cristiano Schumacher, vereador Reginaldo Rocha, a vereadora Neuza do Salgado, o vereador Dr. Darci Barth e a vereadora professora Claudia.