Notícias

Procuradoria da Mulher promove Ato de Abertura do Outubro Rosa


Data: 5 de outubro de 2021
Crédito: ASSECOM CMA/RS
Fotos: ASSECOM CMA/RS

Na tarde de ontem, 04, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Alvorada a abertura das atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e do aparelho reprodutor feminino. 

O evento promovido pela Procuradoria da Mulher, com coordenação da Procuradora Vereadora Nadir, contou com diversas lideranças femininas do município, entre elas a Vereadora Oliane Santos, a Secretária Municipal de Assistência Social, Jocelia Wunder, a Vice-Presidenta da ACIAL, Miriam Mainard, a comerciária, Michele Nerich e a Diretora da SMTASC Flavia Schumacher. 

Michele e Flavia já enfrentaram a doença e, como vitoriosas, compartilharam suas vivências, desde o diagnóstico da doença, passando pelo tratamento e a cura do câncer. 

No Brasil, de acordo com o INCA (Instituo Nacional do Câncer), o câncer de mama é tipo que mais afeta a população feminina. A partir da faixa etária acima de 40 anos, os casos são mais comuns. 

O câncer de mama, além de ser classificado em diversos tipos, com características e graus de gravidade diferentes, deve sempre ser avaliado, identificando sua extensão e disseminação. Além disso, outros tipos de câncer que afetam as mulheres, como o de ovário e colo de útero também podem ser identificados por exame de imagem e preventivo. 

É vital que as mulheres conheçam o seu corpo e estejam atentas para qualquer mudança que possa representar anormalidade e comprometimento na sua saúde. Dessa forma, é possível mais chances para a realização do diagnóstico precoce, fator que aumenta consideravelmente as chances de cura do câncer. 

 

 

© Copyright 2021. Direitos reservados à Câmara Municipal de Alvorada/RS
Dynamika Soluções Web